sexta-feira, 15 de maio de 2015



     31 dias sem fumar e sem beber ( quarta-feira 25.09.2002...13 anos atrás...)

   Fui ao psicólogo e no psiquiatra pegar mais remédios. Não sou do tipo de pessoa que acredita muito nas palavras. Sempre procuro ver os motivos que se encondem por trás delas. Os terapeutas e  psiquiatras, para serem bons profissionais, têm que por em dúvida tudo o que receberam da crosta psicológica da sociedade. Devolver a inveja, ciúme, apego, o achar que sabe, e o tempo como fator de mudanças. Segurança, promessas de paraíso e inferno, essas muralhas de resistência tem de ser demolidas, para que possam compreender verdadeiramente a ilusão, o medo e a insegurança. Por mais que um psicólogo se esforce, ele não conseguirá matar a fome de quem esta faminto com palavras. É como tentar compreender Deus, o Desconhecido, através do Conhecido. A mente pode até fabricar um Deus, acreditar num Deus...mas não é Deus. A maioria dos psiquiatras enfia remédios e procura causas do passado e nas relações atuais, para entender os defeitos mentais das pessoas. Por exemplo, o alcoolismo. O que leva uma pessoa à dependência? Muitos acreditam que o alcoólatra bebe porque está com problemas, tipo perdeu o emprego, um ente querido, separou-se, está em depressão ou outra coisa qualquer...Basta perguntar a qualquer alcoólatra, por que ele bebe que lá vem desculpa esfarrapada., não interessa se é de dor ou de alegria. Todos que querem ajudar um alcoólatra têm que entender que ele não bebe porque tem problemas, ELE TEM PROBLEMAS PORQUE BEBE.  E pra que a vida dele comece a melhorar, tem de fazê-lo entender que ele tem que parar de beber, só isso.  Se ele parar de beber, pronto, acabaram-se os problemas que surgiram com o beber prolongado. Mas se ele não chegar a compreender essa luz, não há santo, nem internamento ou remédio que possa ajudá-lo. Não há dúvida que, em situações que o doente já está debilitado fisicamente, o internamento seja necessário. Mas fora isto, qualquer outra tentativa, só vai adiar por um tempo o vício da bebida., pois assim que ele abandone o hospital com as forças revigoradas e desintoxicado, ele vai voltar a beber até mais que antes. A recaída pode demorar dias ou anos, mas assim que ele começa a acreditar que pode tomar um golinho, que não vai fazer mal. Pronto, estão novamente abertas as portas do inferno.
   Quem pára de fumar ou beber, tem que entender de corpo, mente, alma e coração, que nunca mais na vida, ou seja até o dia do aparecimento do homem da foice, não vai poder tomar um único gole e nem colocar uma xepa sequer na boca. Nem mesmo acreditar na ilusão  da cerveja sem álcool ou mesmo comer uma salada temperada com vinagre de álcool, cuidado, muito cuidado com estes detalhes. Pode ser fatal.
   A minha dor nos pulmões e na coluna está grande., a tosse não pára. Tenho medo de estar com alguma doença grave. Tenho medo de entrar em depressão profunda. Tenho medo de tudo não ter mais sentido sem cigarro e sem bebida. Tenho pânico de morrer e deixar minha esposa e filho tão desamparados. Deus livrai-me da tristeza, por favor é muita dor.

Nenhum comentário: