domingo, 31 de maio de 2015



   55 dias sem fumar e sem beber  ( sábado 19.10.2002 à 13 anos atrás...)


   Estou tão esgotado, que se eu cair no esgoto vou junto. Muita panfletagem. Logo terminará a agonia da eleição. Só gastando, nenhum centavo ganho.

   56 dias sem fumar e sem beber ( domingo 20.10.2002...)

   O Coxa foi a cara do técnico, covarde e vagabundo, como castigo levamos de 5 do Juventude. Desse  jeito vão entregar a vaga da Libertadores de bandeja. Diretoria, mande este gaúcho explorador embora, antes que seja tarde demais.
   Deu problemas no meu exame de pulmão e cabeça, o médico quer que eu faça outros exames. Deus por favor.

   57, 58, 59...dias sem fumar e sem beber ( segunda, terça e quarta 21.10\  22.10\ e 23.10.2002...)

   Estou trabalhando direto na campanha do Requião, nem o bar estou abrindo.

   60 dias sem fumar e sem beber  ( quinta- feira 24.10.2002...)

   O pau vai correr solto daqui a pouco entre Requião X Álvaro. Sábado tem o AtleTiba. As emoções são muito fortes, eu deveria evitá-las. Emoção e cigarro formam um belo casal.

   61 dias sem fumar e sem beber  ( sexta-feira  25.10.2002...)

   A tensão da eleição, mais o AtleTiba, mexe com todos os nervos da mente, corpo e alma. Que agonia, que vontade de fumar e beber um cerveja, até  tudo se consumar, o futebol e a eleição. Estou com medo de que o Requião tenha perdido a vantagem no debate de ontem, tudo porque não quis retribuir os ataques de Álvaro. É melhor não pensar. Amanhã vou distribuir folhetos no AtleTiba e domingo fazer boca de urna. Logo, logo, tem debate presidencial.

sábado, 30 de maio de 2015



   54 dias sem fumar e sem beber ( sexta-feira 18.10.2002...à 13 anos atrás...)


   O papai pato, pai dos 13 patinhos, pulou a cerca ao lado, para pegar outra pata. Indiferente, a mãe dos patinhos, nada no laguinho com seus 13 patinhos fazendo um trenzinho.
   Hoje tem debate na TV com os candidatos a governador.  Jesus preciso arrumar um emprego fixo, a situação não tá boa. Se meu cunhado vender o terreno aqui, não sei onde vou morar. Aqui mesmo com todos os problemas, ao menos não pago aluguel. Que situação a bebida me deixou, quanto joguei fora, quanto dinheiro mijei com as cervejas e as cagadas que fazia bêbado. Poderia tranquilamente ter  uma casinha, com tudo dentro, isto já seria suficiente.
   Meu filho na escola não participa das aulas, se recolhe interiormente, se isola de outras crianças. Ele fica tão magoado, quando não entendem o que ele fala, que prefere se calar. Vive na Fonoaudióloga, Psicólogo, mas não vejo melhoras na fala e nem no emocional. Ainda está no meio das crianças, mas e na adolescência, a fase das gozações com os colegas? Saberá superar estes traumas? Operou adenóide, ouvido, fez tantos exames, a marca do grande trauma ficou evidente. Trocou várias vezes de creche, de escola, de casa, de tantas e tantas vezes que nos mudamos. Apesar de tudo, aprendeu cedo a ler e fazer contas. Diferente de outras crianças, não brincou de carrinho, bolinha de gude, de pião, cabra-cega, caçador,, amarelinha, futebol, nem colecionou figurinhas. Nada disso chamava sua atenção, somente os livros e os números. O brinquedo que ele mais adorava era uma maquininha de somar, passava horas mexendo nela. Sabe a tabuada de cor, não só até a do 10, mas a do  1 ao 100. Pelo menos na escola, este  respeito ele impõe nas outras crianças. Enquanto no recreio todas vão brincar animadamente, ele vai à biblioteca, escolhe um livro e fica lendo. Gostaria que não fosse assim, a infância é a fase mais abençoada que temos. Quantas vezes ao buscá-lo cheguei antes e encontrei ele sentadinho, isolado. Só eu sei quantas vezes já chorei. E ele só tem 7 anos. Oh, Deus, olhai as criancinhas do mundo. Ai daquele que fizer mal a um destes pequeninos, a mim estará fazendo! Você mesmo disse isto. Não é deles o Reino dos Céus? Por que milhões passam fome, violência, traumas? Onde você anda, meu Deus?  Está com a picareta terminando o Universo? Deu as costas pro mundo que criou? Quem gosta de ver gente sofrer é sádico. Que nunca a gente se cruze no caminho, eu sei que lhe devo muitas explicações, mas que o Senhor vai ter que me ouvir também, ah, isso vai. Mas vai mesmo. Ou pensa que é porque é Deus pode fazer o que quiser com suas criaturas. Não precisa fazer muita coisa pra nos ajudar, Deus. É só tirar o ego dos terráqueos primitivos, que o resto se completará sozinho. Sem ego nas pessoas, acaba a inveja, o ciúme, a vaidade, o orgulho besta, o sofrimento de si mesmo, a solidão, as religiões organizadas, o nacionalismo e até o amor pelo dinheiro. O Capeta anda fazendo os diabos no Planeta Terra. O que mais falta, que motivos mais você quer pra vir trazer a paz e o amor ao mundo? Mais rápido, antes que seja tarde demais, os diabos estão plantando bomba atômica em todos os cantos do planeta e muita maldade no coração dos terráqueos ainda primitivos. Vem logo Deus, antes que este planeta diga adeus.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

 


48 dias sem fumar e sem beber (sábado 12.10.2002 à 13 anos atrás...)

    A campanha continua. Os votos do PT vão decidir as eleições no Paraná. Com certeza o Requião será Governador, para o bem da nossa gente; e o Lula Presidente, para a felicidade geral da Nação!

,    Há duas palavras que abrem muitas portas: Puxe e Empurre.


    49 dias sem fumar e sem beber ( domingo 13.10.2002 à 13 anos atrás...)

   O Coxa conseguiu estragar o meu dia, não venceu o Guarani, jogando com 10 jogadores. Terceira derrota consecutiva e quarta, é o Grêmio, detesto time gaúcho. O lado psicológico do Coxa anda abalado, mal dirigido. Seu técnico e jogadores não perdem o medo e a insegurança. Não entendem o espírito verde-branco, não entendem a grandeza COXA, a camisa COXA, e jogam como inferiores. Justo na festa de aniversário do COXA, o estádio parecia um mar verde, completamente lotado, infelizmente saímos atordoados. Os jogadores ficaram dando balãozinho na área ou se jogando no chão pedindo falta, pensando que enganam o juiz e a torcida. Tinha atacante jogando na defesa e o técnico vagabundo fingindo não ver. Meus Deus, o atacante tem que ficar sempre do meio-campo pra lá, pra não demostrar que o time está com medo e pra ter energia e pique para correr em direção ao gol quando precisar. Se ele quer marcar, que marque a saída de bola do adversário. Quarta-feira tem mais. Técnico, põe esta turma para jogar com alegria, pra frente, com amor pelo que faz.
   Cigarro psiu...bebida quieto...cigarro silencio...bebida psiu...cigarro zeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeen...


   50 dias sem fumar e sem beber ( segunda -feira 14.10.2002 à 13 anos atrás...)

   Segunda-feira, estou de mal comigo mesmo. Sem palavras. Panfletei bastante hoje pelo bairro.

   51 dias sem fumar e sem beber ( terça-feira 15.10.2002 à 13 anos atrás...)

   Extraí o dente, estou anestesiado. Tomei benzetassil na bunda, impossível escrever.

    52 dias sem fumar e sem beber....

   Fui ao Big comprar verduras em promoção. Dois preços passaram a mais do que estava escrito na prateleira. Gozado que todos os erros são sempre para mais. Coincidência ou má fé? Coitadas das pessoas que não conferem. 30 moedas para os donos de Supermercados?

   53 dias sem fumar e sem beber...quinta-feira...

   Hoje discuti com um eleitor do Álvaro Dias no bar. Mas ele estava bêbado. Estávamos em níveis bem diferentes de realidade. Uma das coisas que aprendi com minhas bebedeiras é que pra falar com bêbado, você tem que estar bêbado.

quinta-feira, 28 de maio de 2015



   46 dias sem beber e sem fumar ( quinta-feira 10.10.2002 à 13 ANOS ATRÁS...)


   Você que tem um vício, não interessa qual é. Tente parar, assim como eu parei. E veja se a tortura que passo não irá acontecer com você também. A maneira pode até ser diferente, mas os sintomas, a agonia e sofrimento, duvido que não sejam iguais.
   Oh Deus! Até quando vou ser testado? Até quando vou ser sua cobaia? Quantos uivos, balas e remédios terei de suportar? Tchau,  papel. Tchau, máquina. Tchau, 13, meus dedos tremem.

   

    47 dias sem beber e sem fumar  ( sexta-feira 11.10.2002 à 13 ANOS ATRÁS...)

   Não esta sendo fácil, nada fácil...ficar assim, o cigarro tão longe de mim. Mais de 30 graus, os bares cheios, a cerveja gelada consumida como água no deserto. Logo chegará o final de ano, com as festas a tentação é enorme. A maioria das recaídas dos alcoólatras acontecem nestas datas e no carnaval, assim como a maioria das adolescentes engravidam nessa época. É preciso ter muito cuidado, ficar alerta 24h ou 30 horas como o Unibanco.
   Vou fazer exames de próstata, diabete, colesterol, raio X do pulmão, endoscopia, colonoscopia, tomografia da cabeça, check-up completo. Deus me tire este medo de doença.
  É Chico é duro ser como o sândalo que perfuma o machado que o corta. Buda.

quarta-feira, 27 de maio de 2015




   45 dias sem fumar e sem beber ( quarta-feira 09.10.2002..à 13 anos atrás...)


   O meu time perdeu de 3 x 1, jogaram com medo, pensando no empate. Quem entra com pensamento derrotado, merece perder..
   O calor foi insuportável. Foi duro subir o morro,  contando historinhas até chegar na escolinha. A dor na coluna, pulmão e a respiração me fizeram parar, algumas vezes.
   Como estão bonitos meus 13 patinhos! No tanque nasceram cardumes de lambaris e tilápias. Se este terreno fosse meu, aumentaria o tanque  e faria uma ilha no meio, assim os peixes pensariam que estavam morando num oceano sem fim. As pessoas deveriam ser como os peixes, que só nadam pra frente. Essa mania de olhar para o passado é que estraga a vida de muita gente. Aqui tem bastante é olho de água, e olho grande também. Invejam meu tanquinho, invejam meus patos, invejam até minha pobreza. O EGOÍSMO É, E SEMPRE FOI A GLÓRIA DO DIABO.

terça-feira, 26 de maio de 2015



   44 dias sem fumar e sem beber ( terça-feira 08.10.2002 à 13 anos atrás...)

   Fui cedo ao posto de saúde buscar mais remédios de tarja preta. Aproveitei e peguei mais preservativos. A ansiedade de viver sem cigarro, me fez dobrar minhas relações. Duro, após o ato, é não poder acender o delicioso cigarrinho. Os remédios, meu excesso de peso, me dão falta de ar, quando ando neste calorão. Tenho medo de enfarte, tenho medo de derrame, tenho medo de morrer, tenho medo de não ver meu filho crescer. Ele precisa muito de mim, sou seu maior herói e ele, o meu. Peço a Deus a toda minha família,  pessoas que realmente gostam de mim, que nunca deixem faltar ao menos o básico para meu amado filho, para que minha esposa possa educá-lo como merece, pois como uma criança especial vai precisar de proteção a vida toda. Óh Deus, porque o fez diferente, eu o amo muito, mas muito mesmo, é meu maior diamante dos céus, o coraçãozinho filhinho do coração de papai, mas tenho um medo profundo de morrer e deixá-lo neste mundo. Pare,  Chico,  de pensar em morte, isso aí é tudo consequência da depressão, dos remédios, sei lá. Viva e deixe os outros viver.  Deixem que os " vivos "enterrem seus mortos. " Eu sou a luz, o caminho e a vida...Jesus!

segunda-feira, 25 de maio de 2015



   41 dias sem fumar e sem beber ( sábado 05.10.2002 à 13 anos atrás...)
.
   Estou empolgado com a eleição. Amanhã é o grande dia. Vou passar hoje panfletando até altas horas da madrugada, atrás de eleitores indecisos. Nos bares, nos pontos de taxi, no largo da ordem, na 24 horas, nos postos de gasolina, sem beber e sem fumar. É mole ou quer mais.

   42 dias sem fumar e sem beber ( domingo 06.10.20002 à 13 anos atrás...)

   Fiz boca de urna. Votei no Lula, Requião, Paulo Pimentel, Benoliel, Edésio e Mezzadri.  Só o resultado interessa agora. Como dormir?


   43 dias sem fumar e sem beber ( segunda-feira 07.10.2002 à 13 anos atrás...)

   Lula e Requião no segundo turno. Pimentel perdeu, Benoliel perdeu, Mezadri perdeu, Edésio perdeu. Mas a maior vitória foi do Chico Fantasma porque ficou mais um dia sem fumar e sem beber. Agora é pensar no segundo turno para sacramentar a vitória de Lula e Requião. Mas que isso, só o Coxa sendo bi-campeão Brasileiro!!

domingo, 24 de maio de 2015



   40 dias sem fumar e sem beber ( sexta-feira 04.10.2002 à 13 anos atrás...)

   Ontem teve o debate dos Presidentes. Oxalá o Lula ganhe já no primeiro turno. É a grande esperança do Brasil. Se fracassar, será um trauma para o povo brasileiro. Foi legal o debate, mas faltou mais baixarias, roupa lavada, é o que mantém o eleitor acordado. É como fórmula 1, as pessoas parecem torcer por um acidente, alguma tragédia, senão parece hipnotizar aquelas voltas sem graça. Eu não gosto de corridas, nem de boxe; gosto de futebol, dama, xadrez, baralho...
   Fui ao psiquiatra, falei do nervosismo, da dificuldade de viver sem cigarro, do efeito dos remédios, falei pra caramba. De 2 comprimidos, me mandou começar a tomar 3. Estou louco mesmo. Aproveite que estava lá e entreguei propaganda política pros loucos também. Depois fui até o PMDB, peguei mais material de campanha e ganhei carona no carro de som do partido. Voltei pra minha casa, ouvindo o jingle do Requião o caminho todo. Dei uma pepsi pro motorista, fui limpar o bar e ainda entreguei mais propaganda no bairro, antes de buscar a razão da minha vida na escolinha. Amanhã vou fazer campanha  na Campina da Siqueira, onde morei mais de 30 anos. Quero trabalhar direto até o final das eleições.
   Os donos de bar vivem levando cano dos bêbados. Mas é lógico que cedo ou tarde isso acontece. Se a pessoa passa o dia inteiro no bar sem trabalhar, vai pagar com quê? É inevitável o calote. Dali ele vai calotear outros bares, mentir, pensar que é o homem mais sábio no mundo. Ao menos, até acordar no dia seguinte, se acordar?

sábado, 23 de maio de 2015




   39 dias sem fumar e sem beber ( quinta-feira 03.10.2002 à 13 anos atrás...)


   Hoje, vi a serpente com a maça o dia todo. Fiz tudo sem fôlego, em cada esquina uma maça fumando. Ontem vi o debate da Globo Requião X Álvaro Dias. O  Requião ganhou o debate, da mesma maneira que vai ganhar as eleições.
   O Coxa perdeu, eu parecia adivinhar. Depois que li e ouvi o técnico e o Lima que iam jogar na retranca, como covardes, não poderia dar outro resultado mesmo. Tem alguns jogadores de destaque no time, mas tem também uns parasitas que tremem e não acertam um passe, quando jogam fora. São os vampiros do time.ssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss Sugam a vontade de ganhar de quem gosta de jogar bola. Eu já me ofereci para auxiliar técnico do Coxa, mas o que fazer, se as pessoas  pensam que é piada.  Mas que importância tem isso, se eu parar definitivamente de beber e fumar, esta será minha maior glória no Alto da Glória. Por isso, Deus, afaste as serpentes que me oferecem maça impregnada de kriptonicotina.
   Amanhã panfletagem e médico. Os cachorros não conseguem mais entrar, agora estou preparado, agora conheço os inimigos das minhas patas. Vagabundos, comeram três patas minhas...mas os banquetes acabaram. Agora vocês vão ver o que é bom pra cachorro.
   Quando fecho o bar e tudo fica em silencio, um sentimento gigantesco parece tomar conta de tudo, um vazio tão insuportável, que eu corro para minha casa,  para ainda pegar meu filho acordado e brincar, e contar contos de fadas, pra que ele durma feliz , isto sim é a coisa mais abençoada da vida. Aprender com ele o que mestre e livro nenhum pode ensinar, o amor sem motivo.

 

sexta-feira, 22 de maio de 2015




    38 dias sem fumar e sem beber ( quarta-feira 02.10..2002 ...à 13 anos atrás...)


   Dei Graças a Deus quando terminou o comício ontem. Senti uma vontade de fumar no meio daquela multidão. As mesinhas da XV, forradas de gente bebendo e fumando. Eu babava, espumava como cão raivoso.
   Esta madrugada descobri quem pegou a minha pata, foram os cachorros do vizinho que entravam pelo buraco da cerca, onde os malandros tinham arrancado as tábuas, para esquentar e camuflar o cheiro da maconha. De manhã, fui consertar a cerca com a cabeça pesada.
   Passo o dia nervoso. O jogo Coxa com o São Caetano já deve ter começado. Tenho até medo de ligar o rádio. Este clima de eleição mexe com a gente. São tantos os lugares que ainda preciso ir pedir votos. Domingo serei delegado do partido, vou trabalhar no Clube Harmonia, onde voto.
   Tive que parar de escrever, a música Rasputin do BoneyM não me deixa quieto na cadeira. Vou na cozinha e danço, danço, danço...devo ter entrado em transe musical, naquele momento eu era a música. Mais tarde fui lá fora uivar, uivar, uivar...até que comecei a chorar, chorar, chorar...esgotado e sensível olhei para o Céu, não para pedir alguma coisa, mas para agradecer os 38 dias sem fumar e sem beber.
 

quinta-feira, 21 de maio de 2015



    37 dias sem fumar e sem beber ( terça-feira 01.10.2002...13 anos atrás...)

   As musicas do BoneuM, balançam meu corpo e espírito. Acompanho as músicas com o teclado da máquina. Delfast, Daddy Cool, Ma Baker, etc... Dá vontade de entrar dentro de uma garrafa de cerveja, de um cigarro, passar pelo buraco da agulha!
   Nenhuma das minhas calças fecha o zíper até em cima.  Engordei muito sem fumar, tenho de usar a camisa solta para esconder. Uma das minhas patas, sumiu misteriosamente.
   Hoje tem comício do PMDB na boca maldita. Vou lá panfletar, não vou abrir meu ganha pão hoje. O Chico Fantasma vai novamente andar pelas ruas de Curitiba como um cidadão comum. SEM CIGARRO E SEM BEBIDA!!
   

quarta-feira, 20 de maio de 2015

     36 dias sem fumar e sem beber ( segunda-feira 30.09.2002 ...13 anos atrás...)

   O psiquiatra mudou o remédio e dobrou a dosagem. Falou que eu estava muito deprimido.  A cabeça continua doendo, pesada e com sono. Passei a madrugada após fechar o bar, colando cartazes do Requião e deixando santinhos nas caixas de correios e portas das casas e lojas. O Requião vai ganhar do Álvaro Dias, com certeza!
   200 mil pessoas morrem por ano por causa do cigarro, 6 por segundo no mundo. Deus que eu nunca mais fume , para não ser o próximo. Salve-me pelo amor de Deus e da Vida!

terça-feira, 19 de maio de 2015

   35 dias sem fumar e sem beber ( domingo 29.09.2002...13 anos atrás...)

   Ainda pego diabetes de tanto doce e bala. A dor de cabeça está forte, justo no domingo quando atendo muita gente no bar. A bagunça no bar da frente e na rua foi grande de madrugada. Drogas, bebida e prostituição, brigas e música alta, correm soltos na av. Paraná- Sta Cândida- Curitiba-Paraná-Brasil-Planeta Terra. Onde esta a segurança Governador Lerner? Cuidando dos Cofres?
   Conta-se uma história acerca de um instrutor religioso, que todas as manhãs falava aos seus discípulos. Uma certa manhã, subiu ao palanque e, justamente quando ia começar a falar, um passarinho pousou no peitoril de uma janela e começou a cantar, a cantar, com toda a alma. Depois se calou e foi-se a voar. Disse então o instrutor: " Está terminado o sermão desta manhã".

segunda-feira, 18 de maio de 2015



   34 dias sem fumar e sem beber ( sábado 28.09.2002...13 anos atrás...)

   Trabalhei muito hoje na eleição, vestido de chapéu e óculos escuros, fico impressionado como tem gente que lembra de mim das eleições passadas quando me vestia de fantasma e saia pelas ruas de Curitiba fazendo propaganda política como um cidadão comum. É bom, tenho mais facilidade de entregar panfletos que os outros.
   Vou fechar o bar agora e ver o Gênio Indomável, no SuperCine. Esquecer o cigarro e a bebida, tentar me distrair, dar atenção ao meu filho, viver.
   O VERDADEIRO AMOR DE DEUS, NÃO CONTEM O CIÚME, O APEGO, A DEPENDÊNCIA, OU SE DIVIDE EM CARNAL OU DIVINO. AMOR NÃO DÓI E NEM GERA SOFRIMENTO. SÓ SENDO LIVRE DO LIMITE TEMPO-ESPAÇO, E NESSA LIBERDADE VIVE AQUELE AMOR QUE É UMA LUZ QUE NÃO SE APAGA NEM NA ESCURIDÃO, NEM COM OS OLHOS FECHADOS.

domingo, 17 de maio de 2015




   33 dias sem fumar e sem beber  ( sexta-feira 27.09.2002 à 13 anos atrás...)

   O Coxa amanheceu líder do Campeonato Brasileiro e as cores verde e branca desfilavam nas ruas orgulhosas, até parece que a Cidade mudou de cor.
   Amanhã vou à carreata do PMDB e panfletar. Fazer propaganda política sem fumar e sem beber, não é pra qualquer um. O medo de recaída é baforante, esfumaçante, babejante, espumante, mas estou conseguindo e hoje não vai ser diferente.
   A SIMPLICIDADE SÓ EXISTE COM HUMILDADE, NÃO EM RELAÇÃO A COISAS OU POSSES, MAS SOMENTE PELA ESSÊNCIA DO SER, DO ESPÍRITO E CORAÇÃO.

sábado, 16 de maio de 2015



   32 dias sem fumar e sem beber ( quinta-feira 26.09.2002...13 anos atrás...)

   Hoje, após passar na Mãe, fui ao PMDB ali  perto, pegar mais material de campanha. Meu bar parece um comitê politico de tanta propaganda do Requião, Paulo Pimentel, Benoliel e Lula. Fui ao Couto Pereira entregar na torcida no jogo Coxa e Portuguesa. Fiquei até iniciar o jogo e voltei pra casa para abrir o bar. Minha vontade era ter entrado no jogo que colocaria o Coxa na liderança do Brasileirão. Mas preciso de dinheiro, preciso abrir meu ganha pão, senão amanhã não comemos.
   No bar escuto o segundo gol do Coxa, berro, pulo,bato nas panelas, bate forte meu coração e quase tenho um infarto.
   O MONGE, O SACERDOTE, O PASTOR, O SANYASI, TORTURAM SEU CORPO OU ESPÍRITO NO DESEJO DE ENCONTRAR DEUS. MAS, NENHUM SACRIFÍCIO, PENITÊNCIA OU ORAÇÃO TE LEVARÁ A DEUS. TODA SÚPLICA, TODA BUSCA QUE TEM MOTIVO DEVE CESSAR, TUDO QUE É CONHECIDO, CONDICIONADO, FABRICADO PELO EGO, TEM QUE MORRER, PARA SURGIR O DESCONHECIDO, PRA QUE DEUS, A VIDA APAREÇAM.

sexta-feira, 15 de maio de 2015



     31 dias sem fumar e sem beber ( quarta-feira 25.09.2002...13 anos atrás...)

   Fui ao psicólogo e no psiquiatra pegar mais remédios. Não sou do tipo de pessoa que acredita muito nas palavras. Sempre procuro ver os motivos que se encondem por trás delas. Os terapeutas e  psiquiatras, para serem bons profissionais, têm que por em dúvida tudo o que receberam da crosta psicológica da sociedade. Devolver a inveja, ciúme, apego, o achar que sabe, e o tempo como fator de mudanças. Segurança, promessas de paraíso e inferno, essas muralhas de resistência tem de ser demolidas, para que possam compreender verdadeiramente a ilusão, o medo e a insegurança. Por mais que um psicólogo se esforce, ele não conseguirá matar a fome de quem esta faminto com palavras. É como tentar compreender Deus, o Desconhecido, através do Conhecido. A mente pode até fabricar um Deus, acreditar num Deus...mas não é Deus. A maioria dos psiquiatras enfia remédios e procura causas do passado e nas relações atuais, para entender os defeitos mentais das pessoas. Por exemplo, o alcoolismo. O que leva uma pessoa à dependência? Muitos acreditam que o alcoólatra bebe porque está com problemas, tipo perdeu o emprego, um ente querido, separou-se, está em depressão ou outra coisa qualquer...Basta perguntar a qualquer alcoólatra, por que ele bebe que lá vem desculpa esfarrapada., não interessa se é de dor ou de alegria. Todos que querem ajudar um alcoólatra têm que entender que ele não bebe porque tem problemas, ELE TEM PROBLEMAS PORQUE BEBE.  E pra que a vida dele comece a melhorar, tem de fazê-lo entender que ele tem que parar de beber, só isso.  Se ele parar de beber, pronto, acabaram-se os problemas que surgiram com o beber prolongado. Mas se ele não chegar a compreender essa luz, não há santo, nem internamento ou remédio que possa ajudá-lo. Não há dúvida que, em situações que o doente já está debilitado fisicamente, o internamento seja necessário. Mas fora isto, qualquer outra tentativa, só vai adiar por um tempo o vício da bebida., pois assim que ele abandone o hospital com as forças revigoradas e desintoxicado, ele vai voltar a beber até mais que antes. A recaída pode demorar dias ou anos, mas assim que ele começa a acreditar que pode tomar um golinho, que não vai fazer mal. Pronto, estão novamente abertas as portas do inferno.
   Quem pára de fumar ou beber, tem que entender de corpo, mente, alma e coração, que nunca mais na vida, ou seja até o dia do aparecimento do homem da foice, não vai poder tomar um único gole e nem colocar uma xepa sequer na boca. Nem mesmo acreditar na ilusão  da cerveja sem álcool ou mesmo comer uma salada temperada com vinagre de álcool, cuidado, muito cuidado com estes detalhes. Pode ser fatal.
   A minha dor nos pulmões e na coluna está grande., a tosse não pára. Tenho medo de estar com alguma doença grave. Tenho medo de entrar em depressão profunda. Tenho medo de tudo não ter mais sentido sem cigarro e sem bebida. Tenho pânico de morrer e deixar minha esposa e filho tão desamparados. Deus livrai-me da tristeza, por favor é muita dor.

quinta-feira, 14 de maio de 2015



  30 dias sem fumar e sem beber  ( terça-feira 24.09.2002...13 anos atrás...)

   Um mês, 720 horas, 43.200 minutos sem beber e sem fumar. Parece repetitivo o que escrevo, mas para mim não é. Escrevo o que se passa comigo e, se todos os dias penso no cigarro e na bebida, é porque meu cérebro ainda não se libertou do vício. Preciso saber se tudo isso que passo, está dentro da normalidade. Estou louco ou estou ficando? Porque viver sem cigarro e bebida é como ir à praia e não comer camarão. Ir pescar e não lançar a isca. Ver flores e não sentir sua beleza. Sentir fome e ,sede e não ter como saciar. Ler um livro em que está faltando a página final. Estar tomando banho quentinho e apagar a luz. Fazer sexo e não gozar. Escovar os dentes sem pasta dental. Defecar e ver que o rolo de papel não esta no banheiro. Ter dor de cabeça e não ter aspirina. Ler o Encontro Marcado e não chorar.  Ser criança no Natal e não ganhar brinquedos. Jogar nas loterias da Caixa e pensar que vai ganhar. Viver na Terra e ser terráqueo primitivo. Se apegar na ideia para camuflar o fato. Escrever poesias e não amar o mundo. Ter apego e achar que é amor.  Ser pobre e pensar que é humilde e simples. Ir a Igreja e achar que isto é ser religioso. Ficar de pernas cruzadas e achar que isto é meditação. Viver nas cavernas e achar que é santo. Ter bilhões de terráqueos primitivos em estado miserável e acreditar em milagres. Tomar um cafezinho SEM FUMAR DEPOIS.
   Fui ao dentista, meus dentes estão péssimos. Não há obturação que resista à tanta bala. É tão difícil seguir com os dedos meus pensamentos. Escrever minhas reações, minha mágoa, meu contato com os humanos. Como explicar as vozes que às vezes ouço? É maleficamente saboroso esse cheiro de cigarro no ar, impossível descrevê-lo. Se eu fosse fraco sairia correndo e gritaria aos céus:- Me deixem fumar um cigarro, por favor. Deus, só uma tragadinha do teu imenso amor. Meu bar por um cigarro. Minha alma por um porre. Meu toque de Midas transforma tudo em cigarro e bebida. Malditos os fabricantes. Maldita as leis. Quem é mais assassino, quem constrói ou quem detona a bomba? Quem é mais ladrão, o dono do banco o que rouba o banco?
   Neste mundo de terráqueos primitivos, em tudo que tocamos vira dor e sofrimento. Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. Amém.

quarta-feira, 13 de maio de 2015



   29 dias sem fumar e sem beber ( segunda-feira 23.09.2002 à 13 anos atrás...)

   Segunda-feira, abro os olhos, levanto, vou à pia, procuro a chaleira, encho de água, acendo o fogo. Vou ao banheiro, mijo. Lavo as mãos e o rosto, escovo os dentes. Volto para perto do fogão, enquanto espero impacientemente a água esquentar. Coloco açúcar no bule, café no coador, e com o corpo sem alma, espero, espero,espero...A água finalmente ferve, jogo-a no coador e o delicioso e viciante cheiro de café se espalha no ar. Encho o caneco, acrescento leite, tomo, o espírito começa retornar ao corpo, pronto pra batalha.Levo café pra minha esposa  na cama, ela tem que levar cedo nosso filho no médico. Meu filho acorda, toma nescau, come bolacha, e o silêncio some com suas incontáveis perguntas, ele mesmo sendo especial, é uma criança ávida de curiosidade. Vou lá fora,trato os bichos, olho o quintal tão sujo, capim tão alto. Parece que foi ontem que eu tinha carpido. A natureza faz o mato crescer com espantosa velocidade, pra tristeza de quem precisa pegar na enxada. Com carpir sem cigarro? Que ânimo terei para limpar esse imenso terreno? É, mas limpar e carpir é minha obrigação, já que nem aluguel eu pago. Bom, mas não vai ser hoje que vou pegar na enxada. Tenho de ir à cidade fazer compras.
   Passeio pela XV, vejo os bares, as mesinhas na calçada. Quantos porres tomei aqui. Onde anda meus amigos? Há 20 anos, mais ou menos, juntos, forrávamos estas mesas de cerveja.Agora, nenhum amigo, outras turmas bebendo.  Outro mundo, já não pertenço mais a este lugar. Sento-me à mesa,  peço uma coca e olho. O garçom ainda é o mesmo, nem me reconheceu e foram incontáveis as gorjetas na época que ainda era possível dar gorjetas. O cheiro de cigarro vem forte, ao lado muitos copos, é preciso fugir imediatamente. Pago, levanto, ando na multidão como fantasma que sou, tímido, inseguro, passo pela Catedral e entro ou me escondo, não sei. Lá dentro meia dúzia de pessoas, estão ajoelhadas perto do altar. Sento no último banco e olho não sei o quê. Afinal que estou fazendo na casa que me condicionaram a pensar que é de Deus? Há quantos anos não faço o movimento mecânico do sinal da cruz, não rezo, não me benzo, não me confesso? Olho o Santo Homem pregado na cruz. Este com certeza não foi terráqueo primitivo. Mas os terráqueos primitivos não entenderam e nunca vão entender um espírito iluminado, que não pertence à estrutura psicológica do rebanho. Deixou-nos tanta luz em suas parábolas, o Sermão da Montanha, nem todos os poetas do mundo escrevendo juntos chegariam perto de tanta beleza, tanta significação. Pena que não entendem e usam suas palavras para comércio e barganha psicológica. Igrejas cada vez mais altas são construídas, numa vã tentativa de alcançar os céus. Um sentimento de paz envolve meu ser, ali não tem como pecar, nenhum risco de fumar, beber...Mas não posso viver na igreja, eles me tocariam, assim como tocam mendigos que não tem onde dormir. Faço o sinal da cruz e saio, uma voz não sei da onde diz para eu tomar cuidado e voltar sempre. Não vi ninguém ao meu lado, mas a bandeira do Lula com o "13" bem grande, raspou no meu rosto. Ando até a Frigominas e volto carregado, descanso um pouco, me peso na balança da farmácia, 93 kg, malditas balas.

segunda-feira, 11 de maio de 2015




   27 dias sem fumar e sem beber (sábado 21.09.2002...só 13 anos atrás


   Frio intenso, mesmo sendo inicio de primavera, mas os patinhos não estão preocupados com isso. A mãe toda orgulhosa, ensina-os a bicarem a couve picada  que acabo de dar. Enquanto isto, os patos adultos fazem festa no laguinho dos peixes, quem sabe contando os sonhos da noite. Quando voltei da Mãe, limpei o bar ouvindo Coxa e Botafogo. Ufa, ainda bem que terminou o jogo, quanta adrenalina. Coxa 2 x 0 no Rio, terminamos a rodada em segundo. Que venha a Portuguesa quarta-feira. Estou sentindo muitas dores no corpo. Mas não paro de pensar.

   O AMOR E A BELEZA ULTRAPASSAM A PALAVRA E O SENTIMENTO.
 O VOLUME E A PROPORÇÃO, A LUZ E A SOMBRA, ESTÃO LIMITADOS PELO TEMPO E ESPAÇO, PRESOS NA CONTRADIÇÃO DO BELO E DO FEIO, DO ALTO E DO BAIXO, DO CLARO E DO ESCURO.
    O AMOR E A BELEZA EM SI MESMOS, TRANSCENDEM A LINHA, A FORMA E A ERUDIÇÃO.


    28 dias sem fumar e sem beber ( domingo 22.09.2002...13 anos atrás )

   Dormi tarde, assisti TV até de madrugada e ainda li umas revistinhas da Mônica e Cebolinha.
   Acordamos perto de meio-dia. Como é bom dormir no frio, a vontade de fumar dorme junto. Mas as tarefas e a maldição da Bíblia " Ganharás o pão com o suor do teu rosto" me faz levantar e ir até a padaria.
   À tarde, minha esposa leva nosso filho ao parque de diversões. Eu limpo o bar e deixo tudo preparado. Agora é só preparar a isca e fisgar o freguês.
   As balas derretem na minha boca. Continuo confuso, desatento, sonolento, com uma felicidade meio assustada e desesperada de viver sem os vícios. Viva! Viva os 28 dias. Viva Deus que não me abandona.

   O PODER EMANA DA AÇÃO, STATUS, DOMINAÇÃO, ETC...SÃO DIABÓLICAS TODAS ESTAS FORMAS DE PODER. CORROMPEM E PERVERTEM. O USO DO DINHEIRO, DO TALENTO, DA HABILIDADE PARA OBTER O PODER, OU O PODER QUE DISSO EMANA, É SEMPRE DANINHO. EXISTE, PORÉM UM PODER INTEIRAMENTE DIFERENTE DESSA FORÇA NOCIVA E DESTRUIDORA. NÃO SE ADQUIRI COM SACRIFÍCIO, VIRTUDE, BOAS AÇÕES E CRENÇAS, NEM TAMPOUCO MEDIANTE A ADORAÇÃO, PRECES E MEDITAÇÕES. TODO ESFORÇO PARA SER OU VIR A SER ALGUÉM DEVE CESSAR NATURALMENTE. SÓ ASSIM PODERÁ EXISTIR A VERDADEIRA FORÇA, QUELA QUE NÃO REPRESENTA O MAL.

domingo, 10 de maio de 2015

   


   26 dias sem fumar e sem beber ( 13 + 13= 26)  SEXTA- FEIRA 20.09.2002...13 ANOS ATRÁS


   Não consigo dormir, estou preocupado com os patinhos, Só de pensar que os "gatos",  ou cachorros que rondam podem pegá-los, me angustia. Acordo às 6:00h em ponto e vou vê-los, o dia começa a clarear. Graças a Deus, todos lá. Dou água, ração inicial. É uma bênção ver os patinhos comer com tanta volúpia.
   Chove torrencialmente. Não levo meu filho à escola, dou bastante atenção a ele. Brincamos muito de brincadeiras repetidas. No final da tarde, minha mulher e ele vão na casa da madrinha. Meu filho adora ir lá, porque tem computador.   Abro o bar mesmo com o temporal ainda caindo, as noticias da TV falam de alagamentos em vários bairros de Curitiba. No meu bar, são várias goteiras, nos buracos feitos pelas pedras da maldade humana. Que atire a pedra quem não tem pecado? Atiraram e aos montes. Que nunca uma pedra caia na cabeça do meu filho.
   Paro na porta, penso, desligo a TV, escuto a chuva, o bar vazio, a casa vazia. É sexta-feira pensei. Melhor fechar o bar, dar uma volta na cidade, rever amigos nos bares, ir no Linos, Bife-Sujo, Barroca, 24 horas. Deliro com estes pensamentos. Fumar, fumar, beber, beber, só hoje. Garçom me traga mais cerveja, cinzeiro, queimar cigarro sem parar. Que delícia, que sexta-feira fantástica seria. Daria risada, falaria besteira, meu espírito me olhando lá de cima, nenhum problema sem solução. Pediria várias saideiras, chegaria bêbado e desmaiaria na cama e quem sabe até vomitasse.Não, não posso. Imagine, amanhã a ressaca, a depressão, o remorso, e a falta de coragem para olhar de frente para minha família. Viraria bom bril com 1001 desculpas para a recaída. Não, não vale a pena, não quero beber, fumar. Me custou tanto ficar sem fumar todos estes dias, porque me tenta, Satanás? Está pensando que vou fechar as portas e sair por aí, gastando o pouco que tenho em cigarro e cerveja? esta muito enganado, pensamento viciado. Deus está comigo, ele não vai me abandonar agora. Não quero levantar amanhã dizendo: - Deus, porque me abandonastes? Então, Chico, aguenta, tenha fé, lembre do 13. Não se entregue. Não vale uma noite a vida? Sofra agora  pra depois receber louvores. Primeiro o inferno, ranger de dentes e depois o paraíso, vida eterna, compreensão do Sermão da Montanha! Oh, meu Deus, que loucura, só um cigarrinho, só um golinho, me deixe por favor. Não vai fazer mal nenhum.  Vai, Eva, dê uma mordidinha na maça. Branca de Neve come essa maça. Ninguém está vendo, ninguém vai saber. Sai, serpente. Não existe nada que Deus não veja ou não saiba. Ele esta dentro de mim, ou ele é você?
   Como castigo pelas tentações que passo agora, vou datilógrafa 1000 vezes, não posso fumar e nem beber, não posso fumar e nem beber...Pare, Chico, coma um hot-dog, tome um suco. Ouça-me, sou sua voz lúcida, a voz que sempre se comunica e você finge não escutar. Não interessa se essa voz é de Deus, do Espírito ou de Extra terrestre. É uma voz telepática ou de esquizofrenia, e isso basta. ouça o que diz o seu interior.  Ninguém quer que você coma a maça. O fruto já apodreceu, jogue-o fora, hoje você pode. Tem força e inteligência pra isso. Você não é um terráqueo primitivo. Em breve estará rindo de tudo isto que você anda escrevendo. Tua vontade está tão suave neste momento, como a chuva que agora cai vagarosamente lá fora. Vai, para de escrever, toma o teu anti-depressivo. Se precisar chorar, chore, até o Céu esta chorando. Vá lá fora, apanhe um pouco de chuva, se banhe um pouco com as lágrimas de Deus! E lave a alma.

sábado, 9 de maio de 2015



  25 dias sem beber e sem fumar ( quinta-feira 19.09.2002) 13 anos atrás


   Hoje ao dar comida aos  patos, deparo com uma cena fantástica, uma visão de dar lágrimas nos olhos. A pata choca, do canto de lá, está cheia de patinhos amarelinhos. Chego perto, ela se arrepia todinha e tenta me bicar. Incrível o instinto de defender e amar os filhos. Não consigo contar quantos tem, mas à tarde sim. É muita coincidência, mais é a mais pura verdade. São exatamente 13 filhotes, que pintam o quintal de amarelo , vida e alegria!
   A mãe natureza faz chover, para brotar mais vida na Terra e se evaporar em bondade. Incrível são 21:10h e não vendi nada. A prefeitura não veio destripar a rua. O cachorrão está aqui ainda, corpo esmagado no chão, vazando tripas, cobertas com a terra que coloquei para que o fedor não se espalhasse até o bar.
   Com a chuva a vontade de fumar cresce. A batalha persiste, sem vencedor ainda. Por várias vezes, durante o dia, me dá  um vazio profundo e muita tristeza. Não que eu não tivesse estes sentimentos antes de largar de fumar, não é isso. Antes a bebida e o cigarro não eram a causa.
   Hoje não uivei e nem gritei no quintal, em respeito aos 13 patinhos que vieram ao mundo. Buch não se contenta com a decisão  do Saddam de deixá-los inspecionar o País. Ele quer mesmo é guerra, matar, destruir. O orgulho e os interesses americanos estão acima da vontade de Deus e dos homens de boa vontade.
   Muitos não pegam ou jogam o santinho político fora, além de muitas coisas que você tem ouvir. Tudo bem, já estou acostumado, acredito na vitória do Requião e Lula!!
   O cachorrão coitado, ainda esta na rua. Nem o dono foi capaz de vir buscá-lo para um enterro digno de um grande amigo. Com certeza o dono deste cachorro é daqueles que apenas tinha o bichinho, pra fazer o que ele não tinha paciência para fazer: brincar com os filhos. Apenas mais um brinquedinho, esquecendo  que os animais tbm tem coração e alma!

sexta-feira, 8 de maio de 2015

   

       24 dias sem fumar e sem beber  (4ª feira  18.09.2002  )...13 ANOS ATRÁS...

  À noite está boa, tem jogo na capital. O Atlético joga com o Gama, na Baixada, e o Coxa joga com o Paissandu em Belém. Se o Coxa ganhar hoje, tem tudo para terminar em 2º na rodada.
   Chego em casa ao meio-dia. Às 13:00h levo meu filho pra escola e junto uma torta na mão, hoje é do dia da festa da torta na escolinha. Na volta passo no Big, quarta-feira é dia de promoção de frutas, legumes e verduras. Compro banana, batata cebola, alface e laranja baratos, o resto parece que tem casca de ouro. Os Super mercados baixam 3 ou 4 itens para atrair consumidores, e triplicam o valor de outras mercadorias. A velhinha estava contente com os preços baixos e encheu o carrinho. O dinheiro que pensou ter economizado na promoção, perdeu na inocência ao comprar maça e tomate a preço de ouro.
   Venho contando historinhas pro meu filho, que saltita de felicidade, não sei se por causa da historinha ou porque acabou a aula, ou pelos dois.
   Agora estou na lanchonete, ainda não entrou nenhum cliente. Aqui é assim, tem dias que aparece gente demais e, de repente, somem. Faço os lanches mais baratos do bairro, mas o lugar é fraco. Não me sinto seguro onde moro, o terreno é aberto nos fundos. Moro numa baixada, na ruas dos fundos, que fica num nível bem mais elevado, maconheiros, bêbados e desocupados costumam sentar lá em cima e dá-lhe tubão. De lá, eles podem observar tudo, a hora que saio, que chego, se tem gente em casa, se tem polícia na avenida, etc...Sinto medo quando deixo a casa só. Tem uns pau no cu, que atiram pedras. Já quebraram várias telhas do bar e vidraças. Imagine se eu não tenho uma família pra cuidar, poderia num momento de desespero, fazer o mesmo que um homem fez com a turma que jogava pedra na casa dele, virou manchete policial na Tribuna.
   Tem um cara aqui que está a meia-hora falando o que daria pra falar em um minuto. Fala de um bolo e pensa que estou interessado na receita, quando atropelam um cachorro bem de frente do meu bar. Tripa e sangue se espalha na rua, e outros carros passam em cima.
   Eu giro meu dinheiro no bairro, na padaria, distribuidora de gáz, no aviário, papelaria, barbeiro, materias de construção, etc...Mas tem vizinho que não entra no meu bar nem pra tomar um copo de suco ou coca, Como tem gente que gosta de mostrar o que não é, gastando em lugares caros e os filhos comendo ovos com luz ,água e aluguel atrasado. Esquecem que a comida que eu sirvo aqui, é a mesma que sirvo pro meu filho. E qual é o pai que mesmo sendo mau, dá ao filho uma serpente quando ele lhe pede um naco de pão?
   Está demais pro meu estômago todas aquelas tripas na rua. Vou buscar minha janta, mas a lembrança das tripas não me deixa comer.
   O Coxa está ganhando de 1 x 0 do Paissandu, o Gama está vencendo o Atlético por 2 x 0 na Baixada. Estou engordando muito, tenho de me libertar das balas e da doença gulosa da Magali. O Coxa leva o gol de empate, aos 46m do segundo tempo. Dói, e como dói. Só a cama pode me salvar agora, antes uma nova ducha de água fria.
   TANTO A SOLIDÃO COMO O ISOLAMENTO FAZEM PARTE DA MEMÓRIA, COM SUAS EXPERIÊNCIAS REAIS OU IMAGINARIAS. MAS O ISOLAMENTO VOLUNTÁRIO CRIA O MEDO, DANDO ORIGEM AO CINISMO E A DIFERENTES DEUSES. O FINDAR DA SOLIDÃO DEVE SER TÃO NATURAL E ESPONTÂNEO QUANTO O DE UMA DELICADA FLOR, LIVRE DE MOTIVO E DE RECOMPENSA. ASTÚCIA NÃO RESOLVE.

quinta-feira, 7 de maio de 2015




      23 dias sem fumar e sem beber  ( terça-feira 17.09.2002)  13 ANOS ATRÁS


      Hoje sinto meu inimigo com uma  presença muito forte.  O fantasma., vampiro, chupa-cabra, mula- sem- cabeça, saci-pererê, diabo, não me metem mais medo do que as pessoas com cigarro e bebida na mão.
   Neste momento vejo uma pessoa puxar um cigarro, apalpar o bolso à procura de fogo, acender e fumar, com os mesmos movimentos que fiz mais de 30 anos. Ela me oferece um cigarro, recuso, mas querendo aceitar. Sai de mim, Satanás, Nicotinais! Vou te vencer, não com alho, cruz ou água benta, mas com muita bala, água, vitamina C, remédio, força de vontade, 13, compreensão e Deus!
   A mulher no ônibus falava alto, que que todos ouçam que ela é carioca e que o Rio é lindo. Na sua arrogância, dá pra sentir que, faz tempo que ela não vê mais a beleza com seu coração.
   O movimento foi fraco à noite. O frio e a chuva espantaram a clientela mais que futebol amistoso em dia de chuva. Isolado, o sentimento vem forte, mesmo não tendo sido chamado, envolve todo meu ser e as lágrimas não vou conseguir conter. Como a gota de chuva que contém todas as águas do Universo, assim vi minha lágrima cair.



   

Hoje morreu minha grande amiga Nequinha, e isto me machucou muito.

  Minha grande amiga e companheira, mais de  7 anos juntos. Minha filhinha nem tinha nascido ainda, e a Nequinha já andava comigo pelo quintal. De manhã cedo, bastava eu acordar, e já tava pulando na porta, ansiosa pelo seu café da manhã. Depois ela me retribuía com aquele ovo que parecia feito com gema de ouro. Tbm ela comia de tudo, milho, casca de batata, banana, cenoura, beterraba, couve, almeirão, restos de comida, etc..Além das coisas que comia ciscando pelo quintal, como centopeias, aranhas, lacraias, formigas e outras dezenas de bichos que habitam o quintal. Aos domingos eu dava o prato predileto dela: uma macarronada de minhocas. Ela devorava com uma
volúpia incrível!  A Nequinha tinha uma compreensão enorme dos meus sentimentos, quando eu estava triste e sentava na cadeirinha lá fora, lá vinha ela e se sentava nos meus pés. Muitas vezes eu a pegava no colo e lhe fazia carinho. Com a cabecinha baixa ela até fechava os olhinhos contentes.
   A Nequinha foi a única que sobrou de uma ninhada de 10 galinhas. Tudo pq tinha um dedo defeituoso, e eu nunca tive coragem de fazer frango assado com ela. Os anos foram passando, e ela praticamente já fazia parte da família, e até nas férias ela ia pra praia junto. Nunca namorou e nem chegou a saber o que era um galo. Solitária, mas dona do seu pedaço de terreno. Não deixava os pombos e as rolinhas chegar perto do seu milho quando eu jogava no quintal, brigava que só. As vezes de tarde colocava ela pra ver desenhos na sala, com minha filhinha. Não muito, pq galinha parece cagar o tempo todo. Quando botava ovo, caquerejava alto que só, como se quisesse me avisar. As vezes eu brigava com ela, quando ela inventava de atacar as delícias da horta.
   É foram muitos anos juntos, vou sentir muito sua falta Nequinha. Vai ser triste não ver mais vc me esperando na porta à espera de seu café da manhã feita de uma xícara de milho. Vou sentir falta do cuidado que eu tinha pra não pisar nas suas patinhas quando vc me seguia pelo quintal. Vou sentir falta até dos omeletes que fazia com seus ovos.  Você foi uma grande amiga e companheira Nequinha, uma grande criatura inventada por Deus. Que Deus te proteja aí no seu novo puleiro!  Acredito que te tratei bem, acho que até tv sorte
de morar na minha cas, pois com certeza em qualquer outra teriam te devorado em um domingo qualquer. É tão triste Nequinha escrever estas coisas sem chorar, vc foi muito
mais que um simples animalzinho de estimação. Obrigado muito obrigado por tantos momentos inesquecíveis. Agora não sei como contar pra minha filhinha e meu filho que tanto gostavam de vc. Mas tenho de contar, pq logo logo eles vão reparar que não tem mais ninguém morando na sua casinha. É a morte é uma coisa triste e dolorosa que Deus inventou, mas deve ter seus motivos. Só morrendo para descobrir ou não?

quarta-feira, 6 de maio de 2015



 



   22 dias sem fumar e sem beber  ( segunda-feira 16.09.2002 a 13 ANOS ATRÁS



   Acordo às 10:00h, sonolento faço café. Tomo com leite e como bolacha Maria. Todos acordam em seguida e a casa parece criar vida.  Organizo os panfletos dos meus candidatos e vou na frente do Big, conquistar eleitores. Ufa! Consegui entregar mais de 1000 santinhos no Big, em volta, nas lojinhas, salão de beleza, bares, casas, nos tubos de ônibus, bares, etc...No bar foi torturante, um eleitor do Lula e Requião queria, que queria que eu tomasse um gole de cerveja do copo dele. Mas contei que tava justamente nesta luta contra o cigarro e a bebida, e o cara todo simpático baixou os olhos e falou: "- Boa sorte, irmão. Eu tbm já tentei parar, só que eu não consegui ainda. Torço pra vc tenha sucesso. Apertamos a mão, e a luta por votos continuou, até o momento de voltar para abrir meu Hot Dog!

   O AMOR NÃO É APEGO, CIÚME E NEM GERA SOFRIMENTO, RANGER DE DENTES, DESESPERO E DESESPERANÇA. NÃO ESTA DENTRO DA MORALIDADE DA SOCIEDADE, NEM PODE TORNÁ-LO RESPEITÁVEL.
   SEM AMOR, TODO FORMA DE AGONIA SE INSTALA E A SOLIDÃO EGOCÊNTRICA VIVE PRESENTE, FAZENDO COM QUE AS PESSOAS CRIEM SUAS FUGAS: BEBENDO, SE DROGANDO, SEGUINDO UMA RELIGIÃO OU FAZENDO MEDITAÇÃO MECÂNICA QUE SÓ TRANCA A PORTA PARA COMPREENSÃO DOS MOVIMENTOS DO EU E DA VIDA OU OUTRAS ATIVIDADES. MAS NÃO SE CONSEGUE FUGIR DA SOLIDÃO COM OS BRINQUEDOS QUE A MENTE INVENTA. SEM AMOR TODO CORAÇÃO É VAZIO E ESTÉRIL.


terça-feira, 5 de maio de 2015




   21 dias sem fumar e sem beber ( domingo 15.09.2002... 13 anos atrás)

   Almoço e vou para o estádio. Ando a sua volta, paro na sede da torcida Império. Abraço meu amigo e presidente da Gigantesca Império o Luizão. Saio e vejo que o ar está impregnado com o cheiro de cerveja, tubão, maconha e cigarro. Aperto a mão de várias pessoas, tenho muitos conhecidos e eleitores na torcida Coxa. Aproveito o embalo e entrego bastante santinho dos candidatos que apóio e estou ajudando: Lula, Requião, Paulo Pimentel e Benoliel.
   Às 15:30 min. entro no estádio, como torcedor  100% Coxa, não poderia ficar de fora. Assistir um jogo destes sem cerveja e cigarro, não é fácil. Quanta gente fumando próximo ao lugar que estou, é só fumacinha de cigarro vindo em minha direção, parece que elas me procuram. E saber que esta merda de cigarro mata 200 mil pessoas por ano só no Brasil. O jogo começa, ao meu lado, um homem que não para de fumar com uma deliciosa cerveja no copão.  Sofro, o Coxa está perdendo. Quase na metade do 2º tempo, o Coxa empata, delírio total da torcida. Vem o 2º gol, parece que o estádio vai desabar, mas vem o terceiro e a consagração. Emoção fantástica,  indescritível, milhares e milhares de camisas tremulam nos 4 cantos do estádio e a uma só voz gritam:-   Cooooooooooooooooooxa.
Cooooooooooooooooxa, dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe, Cooxaaaaaaaaaaaa.....dá-lhe.....Meu corpo  se sacode todo, o coração balança com a torcida, nenhuma bala mais no bolso pra me salvar. Qualquer coisa menos o cigarro e a bebida. Volto correndo pra casa, entro como um foguete e vou direto no meu bar. Tomo bastante água e chupo bala de vita C. Ufa! Consegui. Estou salvo. Nada mais me fára fumar hoje, passo num dos maiores testes, vi um jogo de emoção pura, sem fumar e sem beber. Abro o bar, vendo bastante lanche, cerveja e refri. Recupero o dinheiro gasto no ingresso. Sensação de dever cumprido, quando o Coxa ganha vale a pena pagar.

   O SAGRADO NÃO SE ENCONTRA NA ADORAÇÃO E MUITO MENOS SE PODE COMERCIALIZÁ-LO COMO UMA MERCADORIA POSTA À VENDA. NÃO SE ENCONTRA NOS TEMPLOS, MESQUITAS E IGREJAS. ELE ESTÁ PRESENTE  NO CORAÇÃO, MENTE, CORPO E ALMA, INUNDANDO O QUARTO, TRANSBORDANDO POR CIMA DAS CASAS, ATRAVESSANDO OS MARES, COBRINDO O PLANETA TERRA.

segunda-feira, 4 de maio de 2015



   20 dias sem fumar e sem beber ( sábado 14.09.2002 à 13 anos atrás...)


    Hoje levantei cedo e fui visitar minha mãe com meu filho. Minha esposa ficou em casa fazendo os rotineiros e cansativos trabalhos caseiros. Agora que ela saiu do emprego, terá mais tempo para o filho, a casa e eu. Levei  para minha mãe camarão 7 barbas, um dos pratos prediletos dela é o risoto, mas com molho de tomate, bastante salsinha e cebolinha. Quando voltei, passei no Big e comprei carne  para fazer um churrasco. Adoro queimar lenha, o cheiro de fogo, da carne, da linguiça...lembra-me  de centenas de churrascadas que já fiz na minha vida, acompanhada de muita cerveja e cigarro. Comi bastante, mas é impossível esconder que faltava algo.
   O sal grosso deixa saborosa a carne, não precisa de mais nenhum tempero. E depois dizem que é gaúcho é que sabe fazer churrasco. Pura propaganda, enganação da grossa. E não foi poucas as churrascarias gaúchas que já degustei. Prefiro o meu tempero e minha maneira de fazer, da mesma maneira que gosto mais do meu café que eu mesmo preparo pela manhã.
   Adoro quando a dupla grenal perde,  e os dois perderam hoje. Não sei como nossos times permitem que juízes gaúchos apitem nossos jogos. Eles sempre nos prejudicam. Pra eles interessa, que, no Sul, só se fale deles. Mas isto está acabando, a vingança tarda, mas não falha.
   Amanhã vou ver Coritiba X Goiás ao vivo, um teste difícil para meu controle emocional. Meu pensamento é só fumaça neste instante. Limpo os cinzeiros deixados pelos clientes, cinzas e pontas, pontas e cinzas, meu cérebro parece querer virar um isqueiro e acender o cigarro do copo. Quanto tempo vou poder olhar pra vocês, cigarros, sem sofrer? Sem querer acendê-los, fumá-los, engoli-los, tragá-los, encinzeirá-los?
   Chega! Vou me esconder em casa.  Mais 24 horas sem fumar e sem beber. Obrigado, Senhor Deus!

   SEI QUE É FÚTIL EXPRIMIR ESSAS COISAS VERBALMENTE! AS PALAVRAS, POR MAIS ACURADAS E PRECISAS, NÃO TRANSMITEM O FATO A REALIDADE. É COMO QUERER MATAR A FOME DE UM FAMINTO COM PALAVRAS, ELE QUER É COMER.
   A FLOR NÃO FAZ PROPAGANDA DA SUA FORÇA E BELEZA, ESTA  NA SUA VULNERABILIDADE. OS AMBICIOSOS DESCONHECEM O BELO, O AMOR E MUITO MENOS DEUS.

domingo, 3 de maio de 2015



    13.09.2002 viva!  19 dias sem fumar e sem beber ( 13 ANOS ATRÁS)


   Não para de chover, o bar vazio,  já brinquei bastante com meu filho hoje. Olhando a chuva e o cheiro de terra molhada, a solidão parece invadir meu bar. Meu corpo parece sem vida e sem alma. É como uma flor sem perfume, uma colmeia sem mel, café sem açúcar, um churrasco sem cerveja, um café bem forte e puro sem cigarro depois. Ai, Ai, Ai...até quando suportarei?
   Olho a chuva, o ventinho frio no rosto, que vontade de pegar uma latinha de cerveja, um cigarro, parar na porta, dar aqueles goles, aquelas baforadas e ver a fumaça subir, subir lentamente aos céus. Óh, maldito vício, até em sonhos me apavora. Sonhei com cigarro, sonhei com milhares de cigarros acesos em volta do meu túmulo, dando risada de mim, não estavam nem chorando de me ver no caixão. E eu uivava, uivava, e assoprava, tentando apagá-los. De repente, um cigarro  enorme me pegou e me colocou na boca como se eu fosse um cigarro. E comecei a ver túmulos se abrindo, de  onde saíam cigarros gritando e vindo em minha direção: - Nós vamos te fumar.Nós vamos acendê-lo. Pegaram um palito de fósforo gigante aceso e vieram em minha direção. Eu suava e gritava" nãããooooooooooooooooooooooo!!!!!" Acordei  assustado, que alívio, que pesadelo.
   Sexta-feira é dia de encontrar os amigos, jogar conversa fora ( duro é achar depois), contar piadas, tomar muitas cervejas geladas, encher os cinzeiros.Sexta-feira 13, quanta vontade você dá, quanta saudade vc me traz!
   Meu pensamento caminha, fuma, bebe, fica triste, chora e volta a realidade. Nunca mais poderei tomar aqueles porres gostosos, que fazem com que a alma te veja lá de cima. Acabe logo, sexta-feira 13, pq não vejo mais o 13 iluminando o bar como naquele dia.
   A chuva esta mais leve. Vou tomar meu remédio, bateu depressão da braba. Que pena não te mais OS NORMAIS para purificar a cabeça. Adorava aquele programa, não perdia um. Um dos raros programas de TV brasileiros, assim como o Casseta e Planeta e o Golias, que faz a gente rir de verdade. Porque o Zorra Total é impossível, o Tom Cavalcanti está insuportável, acabou-se. Quanta falta um vídeo faz, se Deus quiser ainda vou ter outro e nunca mais vou ter que vendê-lo para sustentar meus vícios. Quantas coisas já perdi devida a bebida, o cigarro e ao jogo. Mas estou aprendendo a nada, não vai ser neste cinzeiro e copo que morrerei afogado.

   O HÁBITO DESTRÓI A LIBERDADE.  O HÁBITO DE FUMAR,  BEBER, PENSAR NO AMANHÃ E OUTROS MAIS, CONDUZEM A UMA VIDA SOLITÁRIA. A RELIGIÃO ORGANIZADA FAZENDO COMÉRCIO EM NOME DE DEUS, COM SUAS CRENÇAS, CONDICIONAMENTO, TAMBÉM IMPEDE A LIBERDADE DA MENTE. O CÉREBRO TEM QUE SE LIBERTAR DOS HÁBITOS, PRA NÃO SER MECÂNICO, PRA NÃO VIVER COM OS NERVOS À FLOR DA PELE.

sábado, 2 de maio de 2015



   18 dias sem fumar e sem beber  ( quinta- feira 12.09.2002)  13 anos atrás...


   Fiz mais panfletagem política hoje pro Requião, não acredito que ele esteja atrás de Álvaro Dias nas pesquisas. A maioria dos meus clientes e dos vizinhos, que peço voto, fala que vai votar nele. Requião vai ganhar a eleição, tenho certeza. Gosto dele, do Maurício, do Wallace, Tadeu e dos inúmeros amigos que tenho no PMDB desde da época que fui candidato a vereador.
   Estou muito cansado, vou fechar o bar e brincar um pouco com meu filho. Obrigado Criador do Céu e da Terra por mais um dia sóbrio.
   PARA SE TER PAZ, É PRECISO DESTRUIR AS RAÍZES DO EGOCENTRISMO.

sexta-feira, 1 de maio de 2015



   17 dias sem fumar e sem beber  ( quarta-feira 11.09.2002) quase 13 anos atrás


   Neste momento o Coxa ganha de 3 a 2 do Santos, depois de estar perdendo de 2 a 0. Estou emocionado, nervoso, tenso e feliz. Deis berros e mais berros no terceiro gol do Coxa, o da virada, mesmo com o bar aberto. Eu parecia um louco gritando e batucando nas panelas. Para mim, é impossível deixar de torcer e amar o Coxa. Meu apego e amor pelo Coxa, é maior que o de toda torcida do Flamengo e Corinthians juntas. No meu coração cabe um Maracanã, Pacaembu, Couto Pereira e o verde e branco do mundo todo. Então por que dizem que tal torcida é mais fanática? Isto é igual a um bando de interessados e patrocinadores que fazem concurso de Missy Universo, escolhem uma e dizem que é mais bonita do Universo. Típica coisa de terráqueo primitivo. Se eu der uma volta no centro ou ir numa praia, encontro centenas de mulheres bem mais bonitas.
   A vontade de fumar e  beber neste momento é do tamanho do Couto Pereira. A emoção do jogo é muito grande. Sei que é perigosíssimo sofrer fortes emoções nessa minha batalha, mas o Coxa ganhando é sempre emoção. Mas melhor trabalhar, que barco parado não paga frete.
   TODOS OS VALORES SOCIAIS SE BASEIAM NA AÇÃO QUE VISA RESULTADO OU LUCRO FINANCEIRO OU PSICOLÓGICO. SER VIRTUOSO EXIGINDO EM TROCA GRAÇAS DOS CÉUS E MORALISMO SOCIAL, TORNA A VIDA ESTÉRIL E VAZIA. ESSA AÇÃO VISANDO RESULTADO, NOS FAZ FUGIR DA REALIDADE E O MEDO DO FRACASSO GERA O SOFRIMENTO.